quinta-feira, junho 23, 2011


O que fazemos chama-se pesquisação. Veja aí!

0


A Pesquisa Ação:
        
 As origens do conceito pesquisa-ação remontam à década dos trinta. Kurt Lewin, professor alemão que em 1933 teve que abandonar a Universidade de Berlim para instalar-se   nos   Estados   Unidos da América do Norte, elaborou a pesquisa-ação. Como dizia Lewin, "Quando falamos de pesquisa, estamos pensando em pesquisa-ação, isto e, uma ação em nível realista, sempre acompanhada de uma reflexão autocrítica objetiva e de uma avaliação dos resultados. Como o objetivo é aprender, não devemos ter medo de enfrentar as próprias insuficiências. Não queremos ação sem pesquisa, nem pesquisa sem ação" (Barbier,1985,p.38)

Não existe a relação sujeito-objeto de pesquisa: tanto pesquisadores quanto "usuários" são sujeitos ativos de um processo; a formulação do   problema,   objetivos,   possíveis  hipóteses, coleta de  dados, etc.,   são discutidos   e analisados pelo grupo como um todo papel dos pesquisadores se refere basicamente a preservar o caráter científico da pesquisa (análise sistemática e crítica da realidade), portanto, a metodologia tem um importante papel a desempenhar.
                                                                                                                   
Assim, a pesquisa-ação é considerada uma estratégia metodológica da pesquisa social na qual há uma ampla interação entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação investigada; dessa interação surgem os problemas a serem pesquisados o objeto da pesquisa é a situação e os problemas encontrados;o objetivo consiste em resolver ou esclarecer esses problemas; há um acompanhamento permanente de toda a atividade dos atores da situação; e, a pesquisa não se limita apenas a uma ação, mas procura aumentar o conhecimento de todas as pessoas envolvidas no processo.

0 comentários:

Postar um comentário